sexta-feira, 20 de outubro de 2017 

Gerador Automático de "Arte" (parte I)

As obras escolhidas para o trabalho são do Coletivo Muda. Conheci o trabalho deles após o Festival Concreto, em 2015, cuja obra encontra-se, até o momento, exposta na parede externa do Centro Cultural Dragão do Mar (de frente pro planetário). Sobre o coletivo, temos o seguinte 'sobre' disponível na página: "Formado pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino, e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache em 2010, o Coletivo MUDA vê a cidade como um laboratório de transformação. MUDA vem de mudança. Associada à arte de rua, as suas intervenções espaciais alteram de fato a natureza do Rio de Janeiro, onde espaços públicos por toda a cidade agora servem de palco para as suas mais variadas manifestações".



MODELO NATURAL

Os trabalhos com azulejos são uma intervenção no espaço urbano, módulos trabalhados e pensados especificamente para o espaço que serão instaladas (site specific), trazendo harmonia e surpresa. Os trabalhos são compostos de formas geométricas, combinando o material polido do azulejo com o desenho contemporâneo. Os trabalhos são externos e internos, com suportes diversificados. A seleção das obras foram feitas a partir das semelhanças entre os critérios: cores, formas, repetição e ângulos. As obras selecionadas foram retiradas do portfólio do coletivo: MUDA GG, Mini MUDA e MUDA SP COPA.



MODELO MATEMÁTICO

Formas, repetição, ângulos e orientação: Triângulos retângulos e quadrados são constantes nas três obras, mas a repetição possui algumas variações e especificações. A obra 1 encontra-se na horizontal, já as obras 2 e 3 estão na vertical. A orientação da construção varia com o suporte/localização escolhido pelos artistas, Cada obra passou pela contagem tanto da forma (triangulo superior direito, superior esquerdo, inferior direito, inferior esquerdo e quadrado preenchido) quanto da repetição das mesmas e das cores. Foram obtidas as seguintes tabelas relacionadas a quantidade total e o percentual (basta clicar nas imagens para expandir):


Cores: Os grupos de cores selecionados das três obras compreende a imagem abaixo.
A obra 1 possui combinações de verde com branco, azul com branco, cinca com branco, preenchimento de quadrado verde, azul e branco.
A obra 2 possui combinação de amarelo com cinza e verde com cinza, sendo o amarelo em menor quantidade.
A obra 3 possui 16 quadrados preenchidos nas cores amarelo, preto e laranja (nenhum branco), tendo em média 2 por coluna. Combinações: amarelo com branco e amarelo com cinza, cinza com branco, cinza com preto e cinza com laranja, preto com branco, preto com laranja e laranja com branco.

Para facilitar a percepção da construção das obras, foi esquematizado visualmente os azulejos contidos em cada uma das três obras, criando os módulos que serão criados. Também foi feita a simulação da composição de uma das obras no illustrator. Vale ressaltar que foi decidido ignorar as peças a mais que não se encontram no formato retangular vertical/horizonal das obras.




MODELO COMPUTACIONAL

O código foi comentado em arquivo para facilitar a visualização e entendimento, visto que ele ficou grande por conta das combinações. As obras, apesar de apresentarem características entre si (triângulos e ângulos), suas repetições e localização da cor são um tanto quanto distintas. Para resolver esse impasse, foi decidido que o gerador de arte iria formar "obras" a partir da escolha do usuário, modificando as variáveis. Temos o seguinte, então:


Para mostrar o código de cada obra, ficaria demasiadamente extenso. Foi trabalhado o conceito de 'chances'/porcentagem baseado nas obras originais. Apresento logo as funções já comentadas que são padrão para a geração em comum das três obras (basta clicar nas imagens para expandir).






SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

A obra 1 possui características distintas de aparição dos triângulos, ao contrário da obra 2, que apresenta mais 'faixas' diagonais formadas com os triângulos, a obra 3 tem quadrantes de onde saem tais faixas. Portanto, uma geração varia bastante das outras visto que não consegui implementar as chances de uma cor aparecer próxima a outra. Para o segundo momento do trabalho, acredito que consigo resolver esse probleminha. DE SEMELHANÇA, PORÉM, a quantidade e repetição de elementos está batendo perfeitamente!