sexta-feira, 24 de novembro de 2017 

tarefa 18 - aula 19

"Criar o movimento de um barco no mar e discutir os resultados no blog. Utilize a função rotate para simular o movimento."
Este singelo exercício foi especialmente CHATO de ser feito. O barquinho poderia ter sido criado utilizando formas, mas decidir aplicar uma imagenzinha para simplificar, acrescentei também o imageMode(CENTER) para facilitar o posicionamento do barquinho na onda. Dentro do draw(), foi criado um retângulo para preencher o restante do mar, cuja parte de cima foi feita por uma linha grossa com a mesma cor do retângulo, ficando assim: line(i, 100-(sin(x)*5), i, 120-(sin(x)*10)). Ou seja, i é o parâmetro que posiciona o início e o fim da linha, enquanto 100-(sin(x)*5) e 120-(sin(x)*10) representam o período e a amplitude da onda. Foi adicionado um if() para criar o loop de movimento da cena.

Para deixar o barquinho se movendo igual a onda, bastava deixar translate(110, 80-(sin(y)*10)) igual a multiplicação feita na linha.. Ele se balança utilizando o translate() e o rotate(), após ter igualado o x com o y. Foi utilizada as funções pushMatrix() e popMatrix() para salvar as coordenadas e prioridades da função. PORÉM SÃO DISPENSÁVEIS! Clique aqui para baixar o código. :)