terça-feira, 21 de novembro de 2017 

tarefa 17 - aula 18

"Empregando rotate(), criar uma aplicação que desenha um polígono regular centralizado na tela com a quantidade de lados informada no próprio código. Discutir a solução adotada em seu blog."
Para a resolução desta atividade, foi utilizado beginShape() e endShape(CLOSE), translate(), rotate() e vertex().

Avariável global n serve para escolher a quantidade de lados do polígono. Dentro do draw() é aplicado o texto que indica no canvas a quantidade de lados e, logo em seguida, o translate, que serve para especificar os objetos a serem deslocados na tela e a posição (the x parameter specifies left/right translation, the y parameter specifies up/down translation). O rotate, que gira a quantidade especificada pelo parâmetro angular (os ângulos devem ser especificados em radianos (valores de 0 a TWO_PI)), é aplicado contendo o frameCount (contém o número de quadros que foram exibidos desde o início do programa), dividido por 60.0. Abaixo é apresentada a função drawPoli, contendo os parâmetros, x e y 0, n para o número de lados e 150 para o raio do polígono.

É criada a variável ang correspondente a TWO_PI dividido pela quantidade de lados. Cria-se, então um laço onde é gerado o seno e o cosseno do polígono, aplicados, no vertex (utilizado para conectar os vértices). O polígono é então fechado pelas funções beginShape() e endShape(CLOSE) (allow creating more complex forms - essa função começa e termina a "gravação" da forma). Clique aqui para baixar o código. :)