sexta-feira, 15 de setembro de 2017 

tarefa 4 - aula 5

Explicar a criação de uma aplicação que inicialmente armazena, num vetor, as velocidades aleatórias de vinte carros (retângulos coloridos) e, empregando a função MRU, mostra na tela uma corrida disputada entre os mesmos e identifica o carro vencedor.
Usando como base o último código feito em sala, além da função MRU e mostraMundo, foram criadas mais duas, Corrida e Carros, além do vetor carrinhos, onde armazena as posições dos 20 concorrentes.  Vamos as etapas:

  • float [] carrinhos = new float [20]: vetor que armazena 20 posições.
  • Foi criado um laço para gerar a velocidade dos carrinhos, variando entre 0 e 3 (carrinhos[i] = random(0, 3)).
  • Dentro do draw chamei a função Corrida e mostraMundo.
  • Em Corrida: adiciono o randomSeed(1) para evitar a alteração dos números random, criei uma variável int espaco = 25 para especificar a distância de um carrinho pro outro, novamente dentro de laço chamado Carros(i, espaco)
  • Dentro da função Carros: é chamada a função MRU, sendo esta igualada a float distancia. Em seguida é criado o carrinho com formas geométricas, utilizando a distancia e o espaço para a localização.
  • O último if verifica qual passou da linha de chegada e printa na tela o número do carrinho.





*o código tá certinho, mas quando fiz o gif, acabei deixando 21 carrinhos. :P